Minha família, Meu tudo

Minha família, Meu tudo

domingo, 9 de março de 2014

planejamento 2° bimestre do 1° ano

Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho – E.I.E.F.
Direção:
Supervisora de Ensino:
Professoras:Verediana Fernandes Sobradiel Fim
Série: 1º ano E.F. de 9 anos
Turmas: A e B – Turnos: Matutino e vespertino


PLANEJAMENTO - 2º BIMESTRE


LÍNGUA PORTUGUESA
- Língua Oral:
  • Conversas informais, debates, dramatizações, narração de histórias, relato de experiência pessoal, música, ritmo, brincadeiras e filmes.
  • Escuta diária de leitura de textos diversos.

- Língua Escrita:
- Contato com a escrita
- Reconhecimento do alfabeto
- Letras e sons iniciais das palavras
- Escrita espontânea
- Escrita do próprio nome, da escola, do município e da professora
- Letras e palavras exploradas (caderno de leitura);
B – BEBÊ (história do aluno)
M – MÃE (família)
F – FAMÍLIA (eu na família)
L – ESCOLA (eu na escola)
- Prática de Leitura:
  • Leitura incidental de rótulos, embalagens, placas, desenhos, símbolos, imagens, propagandas e panfletos (caderno de leitura);
  • Socialização das experiências de leitura;
  • Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos (verbal e não-verbal)
  • Atribuições de sentido à leitura (com ajuda).
  • Caderno – Literatura em Casa: relatos e ilustrações de livros de literatura


MATEMÁTICA
- Números e Operações:
- Números naturais
- Quantidade, ordem e código
- Comparação de números (maior que, menor que, igualdade e desigualdade)
- Classificação e seriação
- Números de 1 até 10
- Leitura e escrita de números até dez


- Grandezas e medidas:
- Conceitos matemáticos: maior/menor, mais/menos, dentro/fora, em cima/embaixo, na frente/atrás.
- Noção de tempo: dia e noite, antes e depois, durante, agora, hoje, ontem e amanhã, calendário.
- Noção de comprimento: pequeno, grande e médio; perto e longe; alto e baixo; largo e estreito; fino e grosso

- Geometria (Espaço e Forma)
- Classificação, semelhança e diferença
- Semelhanças e diferenças entre formas geométricas encontradas na natureza, nos objetos construídos pelo homem e nos sólidos geométricos.
- Tratamento da Informação:
- Coleta de dados
- Tabela simples
- Gráficos iconográficos

CIÊNCIAS
- O corpo humano e seus sistemas:
- Partes do corpo
- Organização dos seres vivos no ambiente
- Ecossistema: relações de interdependência (sol, água, solo, ar, seres vivos)

GEOGRAFIA
- A escola como espaço de relações:
- Família e escola
- O meio ambiente onde vivemos:
  • Os elementos produzidos diretamente pela natureza (natural)
  • Os elementos produzidos que são frutos do trabalho humano (artificial).

HISTÓRIA
- História do aluno:
- Eu na família



ARTE
- Arte Visual:
- Breve histórico da evolução da arte
- Elementos formais:
  • Cores
  • Linha
  • Forma
  • Superfície

- Composição:
  • Modelagem
  • Pintura
  • Dobradura

- Coordenação motora fina:
  • Alinhavo
  • Perfuração com delimitação
  • Rasgado


- Movimentos e períodos:
  • Pré – história


2- Dança:
- Elementos formais:
  • ponto de apoio
  • Movimento corporal

- Composição:
  • coreografia
  • improvisação


- Movimentos e períodos:
  • Cantigas de roda
  • Capoeira

- Música:
- Elementos formais:
  • Intensidade
  • timbre
  • duração

- Composição:
  • harmonia
  • ritmo

- Movimentos e períodos:
  • Cantigas de roda
  • Capoeira

- Teatro:
- Elementos formais:
  • espaço cênico
  • ação
  • personagem

- Composição:
  • improvisação
  • Manipulação de fantoches

- Movimentos e períodos:
  • Popular
  • fantoche – teatro de bonecos




EDUCAÇÃO FÍSICA

- Atividade de baixa organização – organização de tempo e espaço:

  • Jogos de corrida variada
  • Jogos em linha
  • Jogos em círculo

- Atividades pré-esportivas:
  • Jogos de destreza aberta
  • Jogos de destreza fechada
  • Valores: solidariedade, respeito, compreensão, cooperação.

- Atividade rítmica:

  • Brinquedos, danças e exercícios;
  • Brinquedos cantados;
  • Exercícios ritmados.

- Atividades de postura e locomoção:
  • Posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo;
  • Exercício de reprodução de movimentos
  • Exercício de criação de movimento.


ENSINO RELIGIOSO
- Família e religião:
- O papel que a religião exerce nas estruturas familiares
- Valores: amor ao próximo
Amor à família
Agradecer a natureza





ALTO PARANÁ, 29 DE MAIO DE 2012


_______________________ _____________________
Assinatura da professora Assinatura da professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário