Escola
Municipal Chapeuzinho Vermelho – E.I.E.F.
Direção:
Supervisora
de Ensino:
Professoras:Verediana Fernandes Sobradiel Fim
Série:
1º ano E.F. de 9 anos
Turmas:
A e B – Turnos: Matutino e vespertino
PLANEJAMENTO
- 2º BIMESTRE
LÍNGUA
PORTUGUESA
-
Língua Oral:
- Conversas informais, debates, dramatizações, narração de histórias, relato de experiência pessoal, música, ritmo, brincadeiras e filmes.
- Escuta diária de leitura de textos diversos.
-
Língua Escrita:
-
Contato com a escrita
-
Reconhecimento do alfabeto
-
Letras e sons iniciais das palavras
-
Escrita espontânea
-
Escrita do próprio nome, da escola, do município e da professora
-
Letras e palavras exploradas (caderno de leitura);
B – BEBÊ
(história do aluno)
M – MÃE
(família)
F – FAMÍLIA
(eu na família)
L – ESCOLA
(eu na escola)
-
Prática de Leitura:
- Leitura incidental de rótulos, embalagens, placas, desenhos, símbolos, imagens, propagandas e panfletos (caderno de leitura);
- Socialização das experiências de leitura;
- Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos (verbal e não-verbal)
- Atribuições de sentido à leitura (com ajuda).
- Caderno – Literatura em Casa: relatos e ilustrações de livros de literatura
MATEMÁTICA
-
Números e Operações:
-
Números naturais
-
Quantidade, ordem e código
-
Comparação de números (maior que, menor que, igualdade e
desigualdade)
-
Classificação e seriação
-
Números de 1 até 10
-
Leitura e escrita de números até dez
-
Grandezas e medidas:
-
Conceitos matemáticos: maior/menor, mais/menos, dentro/fora, em
cima/embaixo, na frente/atrás.
-
Noção de tempo: dia e noite, antes e depois, durante, agora, hoje,
ontem e amanhã, calendário.
-
Noção de comprimento: pequeno, grande e médio; perto e longe; alto
e baixo; largo e estreito; fino e grosso
-
Geometria (Espaço e Forma)
-
Classificação, semelhança e diferença
-
Semelhanças e diferenças entre formas geométricas encontradas na
natureza, nos objetos construídos pelo homem e nos sólidos
geométricos.
-
Tratamento da Informação:
-
Coleta de dados
-
Tabela simples
-
Gráficos iconográficos
CIÊNCIAS
-
O corpo humano e seus sistemas:
-
Partes do corpo
-
Organização dos seres vivos no ambiente
-
Ecossistema: relações de interdependência (sol, água, solo, ar,
seres vivos)
GEOGRAFIA
-
A escola como espaço de relações:
-
Família e escola
-
O meio ambiente onde vivemos:
- Os elementos produzidos diretamente pela natureza (natural)
- Os elementos produzidos que são frutos do trabalho humano (artificial).
HISTÓRIA
-
História do aluno:
-
Eu na família
ARTE
-
Arte Visual:
-
Breve histórico da evolução da arte
-
Elementos formais:
- Cores
- Linha
- Forma
- Superfície
-
Composição:
- Modelagem
- Pintura
- Dobradura
-
Coordenação motora fina:
- Alinhavo
- Perfuração com delimitação
- Rasgado
-
Movimentos e períodos:
- Pré – história
2-
Dança:
-
Elementos formais:
- ponto de apoio
- Movimento corporal
-
Composição:
- coreografia
- improvisação
-
Movimentos e períodos:
- Cantigas de roda
- Capoeira
-
Música:
-
Elementos formais:
- Intensidade
- timbre
- duração
-
Composição:
- harmonia
- ritmo
-
Movimentos e períodos:
- Cantigas de roda
- Capoeira
-
Teatro:
-
Elementos formais:
- espaço cênico
- ação
- personagem
-
Composição:
- improvisação
- Manipulação de fantoches
-
Movimentos e períodos:
- Popular
- fantoche – teatro de bonecos
EDUCAÇÃO
FÍSICA
-
Atividade de baixa organização – organização de tempo e espaço:
- Jogos de corrida variada
- Jogos em linha
- Jogos em círculo
-
Atividades pré-esportivas:
- Jogos de destreza aberta
- Jogos de destreza fechada
- Valores: solidariedade, respeito, compreensão, cooperação.
-
Atividade rítmica:
- Brinquedos, danças e exercícios;
- Brinquedos cantados;
- Exercícios ritmados.
-
Atividades de postura e locomoção:
- Posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo;
- Exercício de reprodução de movimentos
- Exercício de criação de movimento.
ENSINO
RELIGIOSO
-
Família e religião:
-
O papel que a religião exerce nas estruturas familiares
-
Valores: amor ao próximo
Amor à família
Agradecer a natureza
ALTO PARANÁ, 29 DE MAIO DE 2012
_______________________
_____________________
Assinatura da professora
Assinatura da professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário