ESCOLA
MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO- E.I.E.F.
Direção:
Supervisão
do Ensino:
Professoras:Verediana F. Sobradiel Fim
Turma:
2º ano - A- B
PLANEJAMENTO
- 1º BIMESTRE
LÍNGUA
PORTUGUESA:
Língua
Oral:
- Exposição e argumentação de idéias em diferentes situações
- Narração de fatos e histórias
- Interpretação oral
- Declamação
- Musica e ritmo
Língua
escrita:
Pratica
de leitura:
- Escuta de textos lidos pelo professor
- Leitura incidental de rótulos, embalagens, placas, desenhos, símbolos, propagandas e panfletos
- Socialização das experiências de leitura
- Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos (verbal e não verbal, com ajuda da professora)
Pratica
de Produção de Texto:
- História e utilidade da escrita
- Contato com diferentes tipos de textos (oral e escrito, com auxilio do professor)
- Relação entre fala e escrita (valor sonoro das letras)
- Escrita espontânea (analisando o nível do aluno)
- Ordem alfabética
CADERNO
DE LEITURA – músicas
- Leitura nº. 1 – ALFABETO: VOGAIS
E CONSOANTE
- Leitura nº. 2 – A
BONECA
DE LATA
– família silábica do B e do L
- Leitura nº. 3 – MARCHA
SOLDADO-
família silábica do S e do D
- Leitura nº .4 – O SAPO
NÃO
LAVA O PÉ – família silábica do S, P e N
- Leitura n° 5 – MACACO
NA RODA - família silábica do M e do C
- Leitura nº. 6 _ FUI
NA
ESPANHA
- família silábica do F, N e do P
- Leitura nº 7 _
PIRULITO
QUE BATE BATE
- família silábica do P e
do T
- Leitura nº 8 - TEREZINHA
DE JESUS
- família silábica do T, R e do J
MATEMATICA
- NUMEROS E OPERAÇÕES;
-
Breve histórico da matemática
- Representação numérica: gestos,
palavras e símbolos.
- Sistema de Numeração Decimal:
-
Unidade e dezena
-
Agrupamento e troca na base 10
-
Leitura e escrita de números até 20
- Números Naturais:
-
Quantidade, ordem e código
-
Sequência numérica: contagem em intervalos de 1 em 1, de 2 em 2,
antecessor e sucessor.
-
Comparação de números (maior que, menor que, igualdade e
desigualdade
- Adição e subtração simples
- Situações problemas.
Grandezas
e medidas:
- Medida de tempo – sequência temporal: logo após, muito depois, muito antes, calendário (dia, semana, mês e ano)
Geometria
(espaço e forma):
- Classificação das figuras planas
CIÊNCIAS:
Ser
humano e saúde:
- Higiene corporal, da sala de aula, do material escolar, da escola e de casa (dengue);
- Higiene bucal
- Órgãos do sentido
HISTÓRIA
E GEOGRAFIA:
- História do aluno
- * nome e sobrenome
- * documentos pessoais
- * direitos e deveres
- * objetos pessoais do passado
- * eu e os outros (diferenças)
- * Brincadeiras coletivas da turma
- Datas
Comemorativas: mulher
Escola
Páscoa
Índio
Tiradentes
_ A Superfície terrestre é
a morada dos seres vivos:
- Você, as outras pessoas e os lugares
- Cartografia (mapa do corpo)
- Os lugares e o dia a dia das pessoas:
- Os lugares que freqüentamos
- A importância do lugar onde
vivemos.
ARTE:
ARTE
VISUAL
- Breve histórico da evolução da arte;
- Elementos formais: (cores, linha, forma, superfície, volume);
- Composição: (modelagem, pintura, dobradura, colagem, positivo e negativo)
- Movimentos e períodos: pré – história e arte popular.
DANÇA
- Elementos Formais (Ponto de apoio, movimento corporal, tempo e espaço)
- Composição (coreografia, improvisação, rotação e deslocamento)
MÚSICA
- Elementos formais (intensidade, timbre, duração, altura)
- Composição (harmonia, ritmo, técnica instrumental, vocal)
- Movimento e períodos (cantiga de roda).
TEATRO
- Elementos formais: (espaço cênico, ação, personagem)
- Composição: (improvisação, manipulação de vara, imitação).
- Movimentos e períodos: popular.
RECREAÇÃO:
- Atividades livres no parque
- Atividades de baixa organização – organização de tempo e espaço (jogos de corrida variada, jogos em linha, jogos em círculo)
- Atividades pré- esportivas (jogos de destreza aberta, jogos de destreza fechada, condução de bolas e passes, domínio de bola, valores, solidariedade, respeito, compreensão, cooperação)
- Atividade rítmica (brinquedos, danças e exercícios, brinquedos cantados, exercícios ritmados, a dança e sua relação afetiva e interpessoal, respeito as dificuldades do colega, ajuda mútua, expressão de sentimentos e emoções, integração social com os companheiros
- Atividades de postura e locomoção (posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo, exercício de reprodução de movimentos, exercícios de criação de movimentos).
ENSINO
RELIGIOSO
- Identidade Religiosa:
- A função da religião na vida das pessoas e sua importância
- Valores
ALTO PARANÁ, 26 DE FEVEREIRO DE 2013
_______________________
_____________________
Assinatura da professora
Assinatura da professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário