Minha família, Meu tudo

Minha família, Meu tudo

domingo, 9 de março de 2014

planejamento 2° ano 1° bimestre

ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO- E.I.E.F.
Direção:
Supervisão do Ensino:
Professoras:Verediana F. Sobradiel Fim
Turma: 2º ano - A- B

PLANEJAMENTO - 1º BIMESTRE


LÍNGUA PORTUGUESA:

Língua Oral:

  • Exposição e argumentação de idéias em diferentes situações
  • Narração de fatos e histórias
  • Interpretação oral
  • Declamação
  • Musica e ritmo

Língua escrita:

Pratica de leitura:

  • Escuta de textos lidos pelo professor
  • Leitura incidental de rótulos, embalagens, placas, desenhos, símbolos, propagandas e panfletos
  • Socialização das experiências de leitura
  • Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos (verbal e não verbal, com ajuda da professora)

Pratica de Produção de Texto:
  • História e utilidade da escrita
  • Contato com diferentes tipos de textos (oral e escrito, com auxilio do professor)
  • Relação entre fala e escrita (valor sonoro das letras)
  • Escrita espontânea (analisando o nível do aluno)
  • Ordem alfabética



CADERNO DE LEITURA – músicas

- Leitura nº. 1 – ALFABETO: VOGAIS E CONSOANTE
- Leitura nº. 2 – A BONECA DE LATA – família silábica do B e do L
- Leitura nº. 3 – MARCHA SOLDADO- família silábica do S e do D
- Leitura nº .4 – O SAPO NÃO LAVA O PÉ – família silábica do S, P e N
- Leitura n° 5 – MACACO NA RODA - família silábica do M e do C
- Leitura nº. 6 _ FUI NA ESPANHA - família silábica do F, N e do P
- Leitura nº 7 _ PIRULITO QUE BATE BATE - família silábica do P e do T
- Leitura nº 8 - TEREZINHA DE JESUS - família silábica do T, R e do J


MATEMATICA

  • NUMEROS E OPERAÇÕES;
- Breve histórico da matemática
- Representação numérica: gestos, palavras e símbolos.

  • Sistema de Numeração Decimal:
- Unidade e dezena
- Agrupamento e troca na base 10
- Leitura e escrita de números até 20
  • Números Naturais:
- Quantidade, ordem e código
- Sequência numérica: contagem em intervalos de 1 em 1, de 2 em 2, antecessor e sucessor.
- Comparação de números (maior que, menor que, igualdade e desigualdade

  • Adição e subtração simples
  • Situações problemas.




Grandezas e medidas:

  • Medida de tempo – sequência temporal: logo após, muito depois, muito antes, calendário (dia, semana, mês e ano)

Geometria (espaço e forma):
  • Classificação das figuras planas




CIÊNCIAS:
Ser humano e saúde:

  • Higiene corporal, da sala de aula, do material escolar, da escola e de casa (dengue);
  • Higiene bucal
  • Órgãos do sentido




HISTÓRIA E GEOGRAFIA:


- História do aluno
    • * nome e sobrenome
    • * documentos pessoais
    • * direitos e deveres
    • * objetos pessoais do passado
    • * eu e os outros (diferenças)
    • * Brincadeiras coletivas da turma

- Datas Comemorativas: mulher
Escola
Páscoa
Índio
Tiradentes

_ A Superfície terrestre é a morada dos seres vivos:
  • Você, as outras pessoas e os lugares
  • Cartografia (mapa do corpo)
  • Os lugares e o dia a dia das pessoas:
- Os lugares que freqüentamos
- A importância do lugar onde vivemos.







ARTE:

ARTE VISUAL

  • Breve histórico da evolução da arte;
  • Elementos formais: (cores, linha, forma, superfície, volume);
  • Composição: (modelagem, pintura, dobradura, colagem, positivo e negativo)
  • Movimentos e períodos: pré – história e arte popular.

DANÇA

  • Elementos Formais (Ponto de apoio, movimento corporal, tempo e espaço)
  • Composição (coreografia, improvisação, rotação e deslocamento)

MÚSICA

  • Elementos formais (intensidade, timbre, duração, altura)
  • Composição (harmonia, ritmo, técnica instrumental, vocal)
  • Movimento e períodos (cantiga de roda).

TEATRO

  • Elementos formais: (espaço cênico, ação, personagem)
  • Composição: (improvisação, manipulação de vara, imitação).
  • Movimentos e períodos: popular.







RECREAÇÃO:

  • Atividades livres no parque

  • Atividades de baixa organização – organização de tempo e espaço (jogos de corrida variada, jogos em linha, jogos em círculo)
  • Atividades pré- esportivas (jogos de destreza aberta, jogos de destreza fechada, condução de bolas e passes, domínio de bola, valores, solidariedade, respeito, compreensão, cooperação)
  • Atividade rítmica (brinquedos, danças e exercícios, brinquedos cantados, exercícios ritmados, a dança e sua relação afetiva e interpessoal, respeito as dificuldades do colega, ajuda mútua, expressão de sentimentos e emoções, integração social com os companheiros
  • Atividades de postura e locomoção (posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo, exercício de reprodução de movimentos, exercícios de criação de movimentos).


ENSINO RELIGIOSO

  1. Identidade Religiosa:
  • A função da religião na vida das pessoas e sua importância
  • Valores

ALTO PARANÁ, 26 DE FEVEREIRO DE 2013


_______________________ _____________________

Assinatura da professora Assinatura da professora






Nenhum comentário:

Postar um comentário